23 de Maio – TOMATE É BOM PARA SAÚDE

Rico em licopeno, tomate pode ajudar a combater câncer
A cor vermelha e viva do tomate não serve apenas para decorar as saladas e dar sabor aos pratos quentes. O fruto é muito saudável e pode ajudar a evitar uma série de doenças, principalmente as degenerativas.
Rico em licopeno, composto que lhe dá o tom rubro, o tomate possui uma poderosa ação antioxidante. “O licopeno é um carotenóide que reduz os efeitos dos radicais livres, estimulando o sistema imunológico. Dessa forma, ele age na oxidação do colesterol e também protege das alterações que provocam danos celulares e podem desencadear um processo cancerígeno”, afirma Regina Stikan, nutricionista da unidade Pompéia do Hospital São Camilo.
Segundo ela, existem formas de preparo que podem ajudar na absorção dos nutrientes. “Quando sofre processamento, o tomate apresenta maior concentração de licopeno, favorecendo seus efeitos benéficos. Assim, o extrato de tomate, as sopas, os sucos e os frutos mais maduros são mais ricos”, diz.
Além disso, o licopeno é melhor absorvido quando acompanhado por gorduras saudáveis, como o azeite. “Então, siga a orientação de adicionar uma pequena dose de azeite às preparações com tomate”, completa Regina.
Os frutos que são cultivados com o uso de agrotóxicos devem ser evitados, já que têm seus benefícios anulados. Também é muito importante que seja realizada uma higienização cuidadosa para a retirada de resíduos que ficam depositados sobre a sua casca antes de ingeri-lo.
A nutricionista Maria Cecília Corsi destaca ainda a atuação do tomate na prevenção de doenças coronarianas. “Por ser antioxidante, ele contribui na diminuição da oxidação lipídica, previne a aterosclerose [tipo de esclerose ou endurecimento de artéria] e melhora os níveis de HDL [lipoproteína de alta densidade], prevenindo as doenças cardíacas”, afirma.
Quais são os valores nutritivos do tomate?
O tomate é rico em carotenóides, como o licopeno e o betacaroteno, que são excelentes antioxidantes. Também é rico em vitaminas C e do complexo B e em minerais, como o fósforo e o potássio.
Existem tipos diferentes de tomates?
Sim. Há diversos tipos de tomates. Entre eles, estão o santa cruz, tradicional na culinária e utilizado em saladas e molhos; o caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo; o saladete, utilizado em saladas, também de formato redondo; o italiano, utilizado principalmente para molhos, tipicamente alongado; e o cereja, muito utilizado como aperitivo ou ainda em saladas, por ser menor.
Quais as diferenças entre eles?
Não existe uma diferença significativa entre os vários tipos de tomate, porém eles apresentam algumas variações tanto em relação aos valores nutricionais quanto ao tempo de amadurecimento.
É verdade que os tomates ajudam a combater a queda de cabelos?
Na verdade, o nutriente responsável pela manutenção de unhas, cabelos e pele é a vitamina A, também encontrada no tomate. Porém, a dieta deve ser balanceada, atingindo as necessidades de todos os outros nutrientes que favorecem a manutenção da saúde.

About these ads

Uma resposta to “23 de Maio – TOMATE É BOM PARA SAÚDE”

  1. millena matheus Says:

    como vc esta?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: