08 de Abril – MALDITO CIGARRO

Cigarro é responsável por 95% dos casos de câncer de boca
Que fumar causa males à saúde não é nenhuma novidade. O que muitos fumantes não sabem é que o cigarro provoca diversos danos, também, à saúde bucal. Traduzindo em porcentagem, 95% dos pacientes com câncer de boca fumam , alerta o diretor do Departamento de Estomatologia do Hospital do Câncer, Fábio de Abreu Alves.
As chances de desenvolver um tumor bucal aumentam entre os fumantes por causa da composição do cigarro. Ele é produzido por cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Dessas, 60 são cancerígenas , diz o especialista. Além disso, ao tragar estas substâncias, a probabilidade de desencadear outros tipos de câncer é maior, já que as vias aéreas como laringe, esôfago e pulmão também ficam comprometidas.
Os dentes e as gengivas são outros prejudicados por quem fuma. O cirurgião-dentista Marcelo Kyrillos, da clínica odontológica Ateliê Oral, explica que as toxinas do cigarro agem da mesma forma na gengiva. Basicamente, é a mesma ação que leva ao câncer de boca. 
De acordo com Marcelo, a nicotina danifica a estética vermelha, natural de uma gengiva saudável. O que acontece é que o cigarro desestrutura a parte óssea da boca. E são estes ossos que definem o desenho da gengiva. Quando eles são atingidos, fazem com que a gengiva perca sua sustentação, criando aqueles espaços escuros entre os dentes , explica o dentista.
O esmalte dos dentes também é atingido pela nicotina. Ela penetra no esmalte superficial e causa o escurecimento deles , conta Marcelo. Outro agravante, segundo o especialista, é que o cigarro atrai outros maus hábitos, como bebidas com cafeína ou alcoólicas. Essas bebidas com corantes têm uma acidez muito alta. Isso faz com que a superfície do dente absorva ainda mais a coloração escura . A ação do álcool tem o mesmo efeito ácido, levando a uma grande penetração das toxinas do cigarro. A superfície dos dentes fica mais permeável.
Mais uma armadilha contra os fumantes é achar que escovar os dentes com mais freqüência soluciona o problema o amarelamento. Marcelo alerta que, por estarem mais sensíveis, eles acabam desgastando mais rápido.
O dentista afirma ainda que os fumantes podem recorrer ao clareamento dental, sem nenhuma contra-indicação. Mas é importante que eles parem de fumar enquanto se submetem ao tratamento ou, melhor ainda, larguem o vício de vez, já que os resultados em pacientes não-fumantes duram muito mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: