14 de Abril – CUIDADOS DEPOIS DOS 40

Como emagrecer depois dos 40
A percepção da beleza é fundamental para sentir-se bem, mas ao longo dos anos a estrutura do corpo muda e é preciso saber lidar com estas transformações
O emagrecimento depois dos 40 anos se torna mais difícil devido às alterações hormonais, queda do metabolismo, diminuição do sono e estresse. O envelhecimento provoca declínio gradual do metabolismo, representado pelo número de calorias que necessitamos para manter o corpo em equilíbrio. No entanto o aumento gradativo do peso também está relacionado com à diminuição da capacidade física.

Foto: Getty Images
Cada fase da vida se caracteriza por diversos metabolismos como, por exemplo, o ósseo que tem maior expressividade no período da adolescência. A partir dela, a capacidade tende a declinar. Após os 45 anos de idade, grande parte das pessoas perde pelo menos 10% de sua massa muscular por década, o que significa menor queima de calorias. “O metabolismo protéico em idosos é um importante fator para a manutenção da massa muscular e das atividades da vida diária. Dados científicos apontam que pessoas da terceira idade têm uma redução da síntese protéica graças ao envelhecimento, embora outros estudos a correlacionem à degradação aumentada”, avisa a endocrinologista Luciene Targat.
Mulheres entre 40 e 50 anos necessitam por volta de 300 a 500 calorias a menos por dia do que precisavam aos 20 anos para manter seu corpo. Essa resposta da estrutura física se deve às alterações metabólicas em função da idade. O correto é manter a alimentação equilibrada e saudável orientada por um profissional. Reduzir a ingestão de calorias inadequadamente e incorporar à rotina a prática de exercícios com constância são as melhores maneiras de evitar o aumento de peso nesta faixa etária.
Qualquer atividade física regular e bem direcionada possibilita resultados satisfatórios que contribuem para perda calórica. Segundo Targat, andar rápido triplica o gasto energético em relação ao que é consumido em repouso, assim como nadar vigorosamente aumenta o gasto calórico quatro a cinco vezes e subir degraus ou andar de bicicleta eleva-o em seis vezes. Exercícios físicos aeróbicos, como caminhadas, body jump, danças e uso de bicicleta são os mais indicados para quem deseja emagrecer, porém sempre associados a atividades para ganho de massa muscular como a musculação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: