19 de Abril – E A CELULITE?

Celulite pode ser alergia!

O que ameaça sua dieta?• Envie para uma amiga
Os furinhos que aparecem teimosos nas coxas e no bumbum da maioria de nós podem ser resultado de uma alergia provocada por alimentos. Isso comprova mais uma vez que boa parte do sucesso contra esses inimigos depende do que você coloca no prato
por Eliane Contreras
Toda mulher sabe que não é fácil acabar com a celulite. E também já ouvimos falar de todas as possíveis causas: genética, vida sedentária, falta de hidratação, dieta desregrada, retenção de líquido, alterações hormonais e (ufa!) excesso de peso. Como se fosse pouco, agora os especialistas descobriram que os furinhos podem aparecer por causa de mais um agressor: a alergia alimentar.
O assunto é destaque nos atuais congressos de nutrição. “Nós temos observado que em muitas pacientes a depressão na pele está relacionada à alergia provocada por determinados itens colocados no prato”, afirma Denise Madi Carreiro, nutricionista funcional e autora dos livros Entendendo a Importância do Processo Alimentar e Alimentação – Problema e Solução para Doenças Crônicas. Conclusão: você come direitinho, é fiel aos exercícios, bebe oito copos de água por dia, seus hormônios estão estáveis… Mas, ainda assim, pode sofrer com a celulite teimosa caso tenha alergia a algum tipo de comida.

Dormindo com o inimigo
Desvendar o vilão não é uma tarefa fácil. Por isso, numa primeira etapa, é importante que você peça ajuda de um nutricionista. Esse profissional tem a missão de investigar se a celulite é resultado de uma alergia provocada por itens de difícil digestão, por repetição ou pelas duas. De qualquer maneira, os principais vilões são os produtos ricos em proteína. “Difíceis de serem digeridos, esses alimentos podem ser interpretados como agressores pelo organismo, que se defende disparando uma série de reações. E alergia é uma delas”, explica Denise.
Daí para a frente é só complicação: a alergia inflama as células, que, impedidas de exercer bem suas funções, comprometem a circulação sanguínea, o sistema linfático e os tecidos que sustentam a pele. Resultado: o caminho fica livre para a gordura localizada nas camadas mais profundas subir e formar aquelas ondulações que a gente odeia, nas coxas e no bumbum. O americano Nicholas Perricone, dermatologista preferido de estrelas hollywoodianas como Julia Roberts e Jennifer Aniston, defende que a inflamação provoca mais que furinhos na pele. Dificulta a renovação das células, estimulando o aparecimento de flacidez, excesso de peso e envelhecimento precoce.

Sempre existe um suspeito
Caso desconfie de um agressor alergênico, retireo do cardápio por 30 dias. “Depois de um mês sem comer ou beber algo que provoca alergia, a celulite melhora bastante”, defende a nutricionista Denise.
Claro que, dependendo do grau, o problema demora mais para desaparecer. Se não notar nenhuma diferença no espelho, faça o mesmo teste com outro suspeito. Esse é o melhor jeito de você identificar o verdadeiro culpado. Depois, volte a colocá-lo no cardápio em porções menores e com menos freqüência. “A cada quatro dias é o ideal”, orienta Patrícia. E cuidado com radicalismos. Só corte para sempre um item do seu cardápio por orientação de um nutricionista. “Do contrário, seu organismo corre o risco de ficar carente de nutrientes, o que deixa suas células mais suscetíveis à ação dos radicais livres – substâncias que também disparam um processo inflamatório”, alerta a nutricionista. Faça melhor: reforce suas defesas com os exterminados de furinhos. “Antiinflamatórios, esses alimentos ajudam a dar uma boa limpada no organismo, varrendo as toxinas, melhorando a circulação e outros problemas que agravam a celulite”, afirma Eliane Tagliari, nutricionista funcional de Curitiba. Inclusive a alergia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: