22 de Abril – LITERATURA

Em “Para ler como um escritor”, Francine Prose vai muito além do escopo dos guias sobre um determinado autor. Ela busca demonstrar os mecanismos do texto literário, os variados modos pelos quais se provoca este ou aquele efeito no leitor. Como, a partir da escolha de palavras, do ritmo e da construção das frases e dos parágrafos, os escritores se tornam grandes.
Prose é autora de ficção, crítica literária, ensaísta e professora de literatura e redação criativa com passagens pelas universidades de Harvard e Columbia. É dessa experiência de ensinar a escrever que surgiu a inspiração para o livro, que está muito longe de ser um rígido manual cheio de técnicas e mandamentos. Num estilo que se aproxima mais da conversa entusiasmada sobre literatura, a autora demonstra que a leitura foi um de seus maiores mestres na arte de escrever:
Em “Para ler como um escritor”, Francine Prose busca demonstrar os mecanismos do texto literário
“No processo de me tornar uma escritora, li e reli os autores de que mais gostava. Lia por prazer, primeiramente, mas também de maneira mais analítica, consciente do estilo, da dicção, do modo como as frases eram formadas e como a informação estava sendo transmitida, como o escritor estava estruturando uma trama, criando personagens, empregando detalhes e diálogos. […] Embora seja impossível recordar todas as fontes de inspiração e instrução, posso lembrar os romances e contos que me pareceram revelações: poços de beleza e prazer que eram também livros didáticos, aulas particulares da arte de ficção.”
“Para ler como um escritor” trata dos grandes elementos que formam a ficção, entre eles narração, diálogos, personagem, pormenor. Todos esses temas são desenvolvidos a partir de exemplos tirados de obras variadas, não só autores de língua inglesa. Aliás, o único escritor que recebe um capítulo exclusivo é o russo Tchekhov. Ao final, Prose inclui uma lista de “livros para ler imediatamente”.
A edição brasileira tem o acréscimo de um “Posfácio à moda da casa”, no qual Italo Moriconi repassa os autores e modelos da literatura brasileira.

“Para ler como um escritor”
Autor: Francine Prosa
Editora: Jorge Zahar
Preço: R$ 44,90

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: