22 de Abril – O FAMOSO “DEU BRANCO”

Falhas de conexão
Colunista discute origem dos “brancos” de memória que nos impedem de recordar nomes e palavras
O leitor certamente já passou por essa aflitiva experiência. Você tenta se lembrar de um termo ou do nome de alguém familiar à sua frente, mas dá um “branco” na memória. A palavra em questão, apesar de parecer muito próxima, mostra-se esquiva e arredia e não lhe vem à mente. Por isso, esse bloqueio é chamado por psicólogos de língua inglesa de TOT – sigla para tip of the tongue, ou “ponta da língua”.
Esse fenômeno, familiar a professores como eu, nos acomete ocasionalmente e nos causa a sensação de incapacidade e certo sofrimento. Mas como explicar esse processo? Como pode um simples ato cotidiano que utilizamos milhares de vezes ao dia – o acesso à memória – simplesmente falhar?
O fenômeno TOT é um velho conhecido de cientistas e pensadores – ele teria sido citado até pelo filósofo grego Aristóteles, no século 4 a.C. Sua primeira menção na literatura cientifica foi feita em 1890 pelo psicólogo americano William James (1842-1910) no livro Os princípios da psicologia. O autor descreveu essa experiência como a incapacidade de verbalizarmos uma palavra embora tenhamos a impressão de que ela está logo ali em nossa memória.
O TOT produz reações psicológicas facilmente reconhecíveis e pronunciadas: as pessoas que o experimentam sentem que a palavra bloqueada está próxima de ser recuperada – figurativamente, na “ponta da língua”. Como essa recuperação pode tardar, o TOT muitas vezes se associa a sentimentos de inacessibilidade e de iminência.
O fenômeno tem sido relatado por pessoas das mais diversas culturas e talvez seja universal. Além disso, ele parece dependente da faixa etária, por ser muito mais freqüente em indivíduos mais idosos. O estresse e a depressão podem também tornar esse fenômeno mais freqüente. Mais comumente, ele está associado com substantivos, principalmente nomes próprios. A boa notícia é que, em média, na metade das vezes, a palavra buscada acaba sendo lembrada após algumas tentativas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: