28 de Abril – SAIBA ALIMENTAR-SE I

CASAMENTOS QUE DERAM CERTO
Arroz + feijão = dupla perfeita
Essa combinação é vítima de muitos debates. Mas na minha opinião é a mais perfeita combinação, pois nela está o carboidrato do arroz e a proteína do feijão. O lipídeo ficou na preparação dos mesmos, ou seja, os macronutrientes estão todos presentes aí, nessa simples combinação, que se revela excelente para a saúde.
Arroz integral + carne de soja = vale, com moderação
O arroz integral é uma boa pedida sempre, por ter mais fibras em sua composição, o que ajuda na luta contra a constipação e no combate ao colesterol, entre outras aplicações. Já a soja é uma proteína vegetal com alto valor biológico. Em estudos realizados com mulheres orientais comparadas com as ocidentais, foi constatado que as orientais sofrem menos com os efeitos da menopausa, depressão e câncer de mama, osteoporose e doenças no coração. Tudo isso se deve aos isoflavonóides que são encontrados nesse grão. Juntos, formam uma dupla perfeita.
Filé de frango + salada de folhas = devagar e sempre
É sim uma boa combinação, porém não para alimentar-se durante muito tempo. Isso porque a ausência de carboidrato é gritante. E, com a falta desse macronutriente, um indivíduo pode vir a ter até uma hipoglicemia, dependendo da atividade física que realiza durante o dia.
Essa combinação também não contém ferro, dependendo das folhas utilizadas. Ela é, sim, boa, mas como indicação de uma nutricionista que acompanhe os seus hábitos alimentares e de qualidadede vida. Para anexar ferro a ela, coma junto salada de folhas de couve, cruas.
Cenoura + beterraba = vale para quem não está de dieta
Os dois alimentos possuem particularidades excelentes, como a vitamina A da cenoura, o betacaroteno da beterraba e da cenoura. Porém todos eles contêm carboidratos, que não são proibidos, mas, juntos, não são boa pedida para quem está de dieta.

Macarrão + frango assado = sem pele e sem gordura
O macarrão é um alimento rico em carboidrato, junto com o frango, que tem como fonte principal a proteína. A combinação desses dois alimentos é ótima, porém tudo vai depender do modo de preparo, pois o macarrão ao molho quatro queijos, por exemplo, terá um alto valor calórico. Esse molho também é rico em carboidrato e, pior que isso, em gorduras. O frango, se for assado ou grelhado, sem a pele, fica um ótimo alimento. Com um macarrão ao alho e óleo ou ao sugo é saboroso.
Lingüiça + brócolis = cozida e cozido, ok!
A lingüiça é um alimento gorduroso. Então tem que haver um imenso cuidado na forma de seu preparo. Ela deve ser cozida. Hoje existem também dezenas de opções de lingüiças magras: de frango, chester ou peru. Se for possível, dê preferência a essas que são de carne magra. A combinação da lingüiça com o brócolis, que é um vegetal, verde-escuro (fonte de ferro), ou qualquer outro vegetal com essa característica é ótima. Pode ser ingerida com tranqüilidade.

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