06 de Maio – ESPAÇO MULHER

Por que você anda inchada?
Um belo dia você se olha no espelho e… más notícias: voltou o inchaço! Mas fique calma porque são poucas as mulheres que não enfrentam essa realidade. Veja a seguir as verdades e os mitos sobre o problema e como afastá-lo de vez
Questões hormonais, de postura, modismos (como os calçados de salto alto e bico fino) e até o clima quente podem provocar inchaço. E é bom lembrar: você não é a única vítima – pessoas no mundo inteiro sofrem com isso. É desagradável, feio e incomoda, mas a princípio não se trata de algo muito grave.
Quando a causa não está ligada à problemas sérios de saúde que comprometem a diurese (eliminação de líquidos através da urina), uma boa drenagem linfática, exercícios físicos regulares e algumas mudanças de hábitos solucionam ou pelo menos melhoram significativamente a situação. Mas é preciso atenção, pois nem todo edema é inofensivo.
“A retenção de líquidos pode indicar que algo não vai bem com o organismo e ter relação direta com sintomas de algumas alterações patológicas graves como insuficiência vascular, hipotireoidismo, hipertensão arterial e mau funcionamento dos rins, fígado e até do coração”, alerta a endocrinologista Adriana Moretti (SP). Por fim, a gravidez (que não é doença) também contribui para o inchaço, devido às mudanças hormonais e ao ganho de peso.
Um assunto cheio de mitos
Basta você comentar com uma amiga que está se sentindo inchada que a resposta é automática e vem logo um palpite sobre o que pode estar provocando tal desconforto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: