Consegui emagrecer e agora?

Você fez tudo o que sempre ouviu que deveria ser feito para eliminar peso, reduziu a quantidade de comida e as calorias da sua dieta, bebeu bastante líquido, praticou atividade física regularmente e enfim, conquistou o corpo tão desejado. Agora o que fazer para mantê-lo?
A manutenção de peso, além de ser importante para manter o corpo magro, é essencial para a saúde e reduz o risco de doenças como colesterol, triglicérides, hipertensão, diabetes, doenças do coração, etc.
A maioria das pessoas encontra nessa fase as maiores dificuldades. É comum depois de atingido o objetivo dar uma relaxada na dieta e achar que agora tudo volta a ser “permitido”, e aí é que está o problema. Entender o que acontece no nosso corpo quando adquirimos quilinhos extras, ajuda a compreender a importância de ter uma alimentação saudável mesmo depois de ter emagrecido.
Estudos mostraram que as nossas células de gordura são formadas ainda na infância. Quando você se alimenta de forma incorreta e acaba adquirindo peso, estas células de gordura incham, chegando a ficar seis vezes maior que o tamanho original. São estas células de gordura “cheias”, que multiplicadas, aumentam os depósitos de gordura corporal.
Por mais que você emagreça, as células de gordura adquiridas quando se ganha peso não morrem ou desaparecem, elas apenas encolhem. Estas células te acompanham pelo resto da vida e ficam só esperando uma oportunidade ou um descuido seu para voltarem a inchar e se multiplicar.
“Ter consciência de que é necessário mudar hábitos alimentares e de estilo de vida para se manter magro e saudável, é o primeiro passo. Por isso, o ideal é eliminar peso através de um processo de reeducação alimentar”
 O tipo de dieta que você segue para reduzir o peso, será um dos fatores mais importante para determinar o sucesso da manutenção do seu peso a longo prazo. Dietas com restrição excessiva de calorias não são indicadas, pois as chances de você desanimar, voltar a comer como antes e engordar novamente, são muito grandes.
 Planos alimentares que restringem o consumo de carboidratos também não são indicados, pois sabe-se que o carboidrato é essencial para que você tenha energia para realizar as atividades do seu dia-a-dia, além de auxiliar na absorção de gorduras e ser indispensável para manter a integridade do sistema nervoso.
Ter consciência de que é necessário mudar hábitos alimentares e estilo de vida para se manter magro e saudável, é o primeiro passo. Por isso, o ideal é eliminar peso através de um processo de reeducação alimentar.
Quando você aprende que o segredo é escolher alimentos corretos, equilibrar a dieta, praticar atividade física regularmente e beber bastante líquido, fica mais fácil se convencer da importância de adotar esses hábitos saudáveis por toda a sua vida. Além de eliminar peso, vai prevenir certas doenças, contribuir para o seu bem-estar e para um melhor funcionamento do seu organismo.
Com o passar do tempo o seu organismo se adapta aos novos hábitos adquiridos e você verá que poderá comer de tudo, em quantidade e freqüência adequada e se sentirá satisfeito.
Algumas dicas são básicas para ter uma alimentação saudável: não fique muito tempo sem se alimentar, procure comer de três em três horas, consuma frutas, verduras e legumes diariamente, pratique atividade física e não consuma sempre os mesmo alimentos. Variar o cardápio é essencial para manter o estímulo. Com a incorporação desses hábitos saudáveis, a difícil tarefa de manter o peso se torna bem mais amena e agradável.
Camila Rebouças de Castro Nutricionista formada pela Universidade Católica de Santos
CRN-3 14.112

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