26 de Maio – LER É CULTURA

Aprenda a conviver com o caos das cidades grandes, encontrando tempo só para você

As metrópoles são fábricas de estresse, mesmo para quem não as troca por outro lugar. A convivência só é possível quando a cidade passa a ser vista com outro olhar, e as pessoas encontram espaço para o lazer e privacidade. O livro “Feliz Cidade”, da Publifolha, é um guia essencial para se livrar do caos da cidades grandes.

Confira abaixo sugestões para passar um tempo sozinho e relaxar.

Livro ensina a conviver com o caos das cidades grandes 

Encontre um canto tranqüilo

Parece que as cidades grandes têm praticamente tudo que você quer ou necessita, menos um pouco de paz e tranqüilidade e algum tempo para si mesmo. Não é fácil distanciar-se de tudo isso. A verdadeira solidão, no sentido de isolamento completo, é quase impossível. Assim que se sai de casa, são bem poucas as oportunidades de estar inteiramente só. No entanto, pode-se conseguir isolamento relativo para ter uma sensação maior de afastamento, privacidade e tranqüilidade – mesmo que haja algumas pessoas em volta.

Crie um refúgio interno

Tente arrumar um espaço dentro da sua casa em que você realmente possa passar um tempo. Arranje pelo menos um cômodo ou local que lhe dê mais bem-estar. Seu canto particular pode ser em qualquer lugar: uma cadeira junto à janela, uma cozinha, um quarto ou um escritório acolhedores, em que você possa fechar a porta e se sentir afastado de tudo.

Ande um pouco pelo parque

Espero que você more perto de uma área verde. E espero que você a use. Mas, mesmo que não haja nenhuma por perto, faça o esforço e vá conhecer os ótimos parques da sua cidade. Toda cidade grande tem lugares assim, onde se pode andar sem compromisso, vendo o movimento à volta ou deixando-se levar pelos pensamentos.

Procure um santuário

Claro que as igrejas e os templos são locais próprios para rezar, mas também servem para outros fins. Você pode refletir, meditar ou apenas deixar a mente voar. Silenciosos, com pouca iluminação, são lugares ideais para estar só. Muitos têm arquitetura grandiosa e inspiram e revitalizam até o espírito mais afligido pela cidade.

Vá atrás da água

Muitas cidades grandes localizam-se à margem de um mar, um lago ou um rio. Um dos principais motivos de serem como são é justamente terem acesso por água. Nesses locais, geralmente há bancos e mesas para os moradores. Se não houver, é bom ter no porta-malas do carro uma cadeira dobrável ou toalha para se sentar.

Veja o pôr-do-sol

Para mim, o melhor momento do dia é quando o sol se põe. A transição do dia para a noite pode ter grande poder hipnótico. Talvez não seja fácil encontrar um lugar apropriado para ver o pôr-do-sol em uma cidade grande. Mas eles existem

Muitos dos hotéis da cidade, especialmente os mais antigos, estão instalados em prédios lindos, que podem ser uma delícia para passar o tempo. Você não estará sozinho, mas é provável que não o importunem.

Visite os animais

Zoológicos e aquários são lugares excelentes para escapar dos seres humanos. Nos dias de semana, costumam estar praticamente vazios.

Cultive a solidão

A paisagista Linda Yang diz que a palavra paraíso vem de paradeisos, da origem persa e grega, e significa “parque privativo de reis”, onde havia paz e beleza em meia a árvores frutíferas e flores. Uma área pequena com tal paraíso pode dar alguma tranqüilidade à sua vida.

Vá ao cemitério

Nas grandes cidades, é comum ignorar os cemitérios por serem locais muito solitários. Quando eu morava em Toronto, passava um pouco de tempo em um deles. E foi lá que eu consegui fazer meus melhores devaneios e reflexões.

Encontre um momento em qualquer lugar

Quase sempre achamos que podemos desfrutar a solidão em locais tranqüilos e por um bom tempo. Mas os períodos curtos também ajudam a aliviar o estresse. A vida urbana tem vários desses momentos.

 

“Feliz Cidade”

Autor: Allen Elkin

Editora: Publifolha

Páginas: 184

Quanto: R$ 27,90

Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: