28 de Maio – O HOMEM E MARTE

Confira as primeiras imagens enviadas pela sonda Phoenix de Marte
A sonda norte-americana Phoenix pousou ontem no gélido pólo norte de Marte, após uma viagem de 679 milhões de quilômetros e nove meses. (confira galeria de imagens da missão)
A sonda já enviou à Nasa (agência espacial norte-americana) as primeiras fotos da missão. As imagens mostram o sucesso do pouso e confirmam que os painéis solares da nave, responsáveis pela energia, se desdobraram conforme planejado.

Reuters

Entre os comandantes da operação está o brasileiro Ramon de Paula
Peter Smith, pesquisador da Universidade do Arizona, que está envolvido na missão da Phoenix, comentou as primeiras fotografias. “Vemos falta de rochas que estávamos esperando e os polígonos que vimos do espaço. O que não encontramos foi gelo na superfície, mas acho que iremos encontrar abaixo da superfície. Tudo está correndo bem.”
O pouso é considerado histórico pela Nasa. É a primeira vez que uma espaçonave aterrissa em uma das regiões polares de Marte. Agora, a Phoenix irá procurar água e avaliar as condições para a existência de vida no planeta, de acordo com membros da agência.
Entre os comandantes da operação, que exigiu um investimento de mais de US$ 450 milhões, está o brasileiro Ramon de Paula, chefe dessa missão na agência espacial.
Em 2002, cientistas descobriram que as regiões polares de Marte têm grandes reservatórios de água congelada sob uma camada de solo. Para a Nasa, estudar a água em Marte é chave para descobrir respostas importantes, como se o planeta já teve vida.
A Nasa tentou pousar uma sonda no pólo sul de Marte em 1999, mas ela se perdeu pouco antes de chegar ao solo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: