29 de Maio – CUIDANDO DAS NOSSAS CRIANÇAS

Criança também sofre com intestino preguiçoso 
Distúrbio intestinal pode provocar problemas comportamentais
“Pesquisas recentes apontam que crianças com problemas intestinais têm baixa auto-estima e são mais retraídas. Mas, depois de solucionado o problema, os jovens costumam voltar a ter um comportamento normal” O estilo de vida moderno, com alimentação baixa em fibras, estresse e sedentarismo, está levando as crianças a enfrentarem dificuldades na hora de ir ao banheiro. Normalmente, considerados passageiros, os casos de constipação intestinal, o famoso intestino preguiçoso, demoram a ser alvo da preocupação dos pais.
O resultado é o constante desconforto ao evacuar, que vai evoluindo para dor, gritos e o receio de ir ao banheiro.
O cardápio infantil repleto de massas e doce é a principal causa do intestino preguiçoso.
“Sem uma alimentação balanceada, o sistema digestivo não tem um bom funcionamento. Assim, as fezes ficam ressecadas e exigem esforço para ser expelidas. A criança começa a temer a ida ao banheiro e começa a prender a evacuação, piorando e postergando o problema”, explica o presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Dr. Antonio Frederico Magalhães.
Também podem ocorrer mudanças no comportamento, queda no rendimento escolar e ansiedade. Pesquisas recentes apontam que crianças com problemas intestinais têm baixa auto-estima e são mais retraídas. Mas, depois de solucionado o problema, os jovens costumam voltar a ter um comportamento normal.
É preciso muita atenção dos pais para resolver o problema, pois não basta contar o número de vezes que a criança senta no vaso. “É necessário observar se as fezes são duras, ressecadas, em forma de bolinha; se ela sente dor ou desconforto ao evacuar e se vai menos de três vezes por semana ao banheiro”, aconselha.
“Após serem excluídas outras doenças, é preciso ajustar a alimentação para resolver a situação”, relata.
Alimentos que regulam o intestino
Para isso, pode-se reforçar a utilização de alimentos que ajudem a regular o intestino, como frutas e verduras cruas e iogurtes com *probióticos comprovados cientificamente, que interferem na melhora da saúde digestiva. Além de fazer uma boa hidratação com água e sucos de frutas sem coar.
*Probióticos: organismos vivos que quando ingeridos em determinado número exercem efeitos benéficos para a saúde. São encontrados em alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, yogurt ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Atenção!
Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento

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