30 de Maio – CHUMBO FAZ MAL

Intoxicação por chumbo gera comportamento violento, diz estudo
Publicidade
da France Presse
Pela primeira vez, um estudo científico realizado durante cerca de trinta anos nos Estados Unidos demonstra uma ligação direta entre a intoxicação por chumbo entre as crianças e um comportamento violento, e até criminoso, na idade adulta.
A correlação entre uma intoxicação crônica por chumbo na infância e dificuldades de aprendizagem e adaptação social já foram provadas, mas, segundo a equipe de pesquisadores da Universidade de Cincinnati, responsável por esse novo estudo, é a primeira vez que os efeitos do chumbo são avaliados na idade adulta.
O chumbo, encontrado nas pinturas antigas, nos revestimentos e encanamentos de água é nocivo, principalmente para o sistema nervoso. Divulgada no jornal on-line “PLos Medicine”, a pesquisa foi realizada com 250 crianças de bairros pobres dessa cidade, onde as residências contêm altas taxas de chumbo.
Essas crianças foram acompanhadas durante cerca de trinta anos, do seu nascimento à idade adulta.
A presença de chumbo no sangue foi analisada regularmente desde a gravidez da mãe até a criança atingir os 6 anos e meio de idade. Os níveis de chumbo foram, em seguida, comparados aos processos judiciários desses indivíduos na idade adulta. Os dados foram considerados com base em outros critérios, que foram do quociente de inteligência da mãe ao nível econômico e social, passando pela educação.
“Os pesquisadores descobriram que aqueles que tinham altas taxas de chumbo desde antes do nascimento e durante a infância foram presos mais vezes por crimes violentos que o restante da população de mais de 18 anos”, indicou o doutor Kim Dietrich, professor de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati e principal autor do estudo.
Mais de 55% das pessoas analisadas foram presas ao menos uma vez, das quais 28% por envolvimento com drogas. A correlação mais clara entre o nível de chumbo no sangue e a delinquência está nas prisões por atos violentos.
“As crianças dos bairros desfavorecidos são muito vulneráveis à exposição ao chumbo”, constatou Dietrich.
“Mesmo que tenhamos feito grandes progressos reduzindo a presença do chumbo, nossas conclusões enviam uma mensagem clara que reduzir ainda mais a utilização de chumbo poderá ter um efeito importante e concreto na redução da criminalidade”, acrescentou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: