24 de Junho – FECHANDO A BOCA NO INVERNO

Feche a boca no inverno

Se a sua fome fica ainda mais aguçada quando as temperaturas caem, confira sugestões saborosas para aproveitar as delícias do inverno sem exagerar nas calorias
Durante o inverno, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal e é natural o aumento de apetite nos dias frios para suprirmos as necessidades do corpo. Porém, nesta época do ano é muito importante tomar alguns cuidados com a alimentação para evitar exageros e, conseqüentemente, ter um aumento de peso.
“A qualidade da alimentação no inverno muda. Por causa do frio, as pessoas deixam de comer saladas e sentem a necessidade de comer alimentos quentes, que em alguns casos são mais calóricos”, explicou Andréia Torres, mestre em nutrição e professora da Faculdade Juscelino Kubitschek, que também salienta a importância de manter a regularidade da prática esportiva durante o inverno. “Muitas pessoas diminuem quantidade de atividades físicas no frio porque não gostam da prática indoor, ou até por preguiça de acordar cedo nesta época do ano. Com isso, a queima de energia diminui”, afirmou.
Aprenda a controlar a boca
O principal cuidado que se deve tomar no inverno é em relação à quantidade e à qualidade nutricional dos alimentos ingeridos. Não é necessário se privar das delicias da estação e fechar a boca, mas sim aprender a controlá-la. “É preciso avaliar bem o que está consumindo, ser mais seletivo e achar um equilíbrio entre os alimentos. Além disso, é importante tomar cuidado com a freqüência e a quantidade da ingestão dos alimentos mais calóricos”, disse Juliana Nakabayashi, nutricionista da ClinLife.
O ideal é substituir alguns alimentos por suas “versões” menos calóricas. O tradicional chocolate quente pode ser feito com leite desnatado, que é menos gorduroso, e achocolatado light. Outra boa opção de bebida para os dias frios são os chás, que além de esquentarem ajudam na hidratação e na desintoxicação do organismo. Quando for comer massas, prefira as com molhos mais magros, como o de tomate, por exemplo, pois os brancos ou muito elaborados são altamente calóricos. Os queijos amarelos devem ser trocados pelos brancos ou lights, e é muito importante consumir produtos ricos em fibras, como pão e arroz integral, granola e aveia, pois eles têm um maior poder de saciedade e prolongam a sensação de “estômago cheio”.
Já os doces, principalmente o chocolate, que faz muito sucesso no inverno, devem ser evitados e não podem ser consumidos com muita freqüência. “Alimentos calóricos, de uma forma em geral, tendem a ficar mais apetitosos no frio. Por isso, é preciso evitar o consumo freqüente para não criar um hábito. É quase sempre no inverno que se criam os maus hábitos alimentares”, falou Andréia.
Sopas
Uma boa opção durante o inverno são as sopas, que além de esquentarem podem ser muito nutritivas. O ideal e optar pelas de legumes e verduras, que possuem baixos índices de calorias, são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Elas ainda podem ser enriquecidas com proteínas de carnes magras ou frango sem pele, e é muito importante tomar cuidado com as sopas que levam em seus ingredientes alguns tipos de queijos, creme de leite ou bacon, pois elas podem se tornar muito calóricas devido às quantidades de gorduras. “Dependendo dos ingredientes, as sopas também se tornam um alimento pesado”, disse Juliana.
Hidratação
No inverno é comum as pessoas reduzirem o consumo de líquidos, por não sentir vontade de beber água ou até mesmo outros líquidos. Isto não é correto, pois nosso organismo também necessita da reposição de água nos dias frios. O nosso corpo precisa de no mínimo 1,5 litros de água por dia, e os chás e sopas também podem auxiliar na reposição desses líquidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: