30 de Junho – FESTA JUNINA E JULINA

Festa Junina   

A festa junina é uma comemoração brasileira e portuguesa, de origem européia. Sua origem é antiga, apareceu antes mesmo do cristianismo, no Egito Antigo, no período em que era comemorado o início da colheita e cultuava-se os deuses do sol e da fertilidade.
O nome junina (inicialmente chamada de joanina, de São João), deve-se a sua origem, de países europeus cristianizados.
A tradição da festa foi propagada pelo continente europeu, principalmente na Espanha e em Portugal. Na Idade Média, foi cristianizada como “festa de São João”.
Em Portugal essas festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diferentes feriados municipais.
Devido o Brasil ser colônia portuguesa, passou a herdar o costume dos festejos juninos, principalmente no Nordeste, onde a festa acontece no mesmo período da colheita do milho, bastante utilizado no preparo de comidas que fazem parte da tradição, como a canjica e a pamonha. Nessa região, as festas juninas são acontecimentos tão grandes quanto o carnaval do Rio de Janeiro.
As comemorações começam no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O dia 24, Dia de São João, é quando acontece o auge da festa.
O lugar onde acontece a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são levantadas para o evento. O espaço é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro. Durante a festa acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras. A quadrilha é uma dança francesa que apareceu no final do século XVIII. Foi trazida ao Brasil no início do século XIX.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: