08 de Julho – PARAR DE FUMAR I

16 dicas para largar o cigarro

Especialistas são unânimes em afirmar que a parada deve ser abrupta e que as primeiras duas ou três semanas são as mais difíceis.

16 dicas para largar o cigarro

1ª) Faça a despedida do cigarro. Isto mesmo, organize um ritual de despedida ao seu estilo, pode ser algo mais reservado ou uma comemoração com os familiares. O importante é que você se prepare para esta nova vida sem cigarros e a despedida será um marco desta mudança. Que tal hoje?
2ª) Após a despedida, não tenha cigarros ao seu alcance. Pois em um momento de vontade intensa de fumar ou situações estressantes o cigarro ao alcance é recaída certa.
3ª) A vontade intensa de fumar corresponde a uma descarga dos neurônios cerebrais e dura cerca de 1 minuto. Faça algo para desviar a sua atenção neste 1 minuto e a vontade já passou. Dicas: beba um copo de água, faça uma breve caminhada, concentre-se em alguma coisa, masque um chiclete, etc.
4ª) Mude a sua rotina. Identifique quais são os cigarros do dia que você mais gosta e pense em estratégias para substituir estes momentos de vontade intensa de fumar. Fumar após o almoço é seu cigarro mais gostoso? Levante da mesa e vá escovar os dentes rapidamente. Café e cigarro são inseparáveis? Não tome café nas primeiras 2 semanas, substitua por chá, suco ou água.
5ª) A fase mais difícil sem cigarros geralmente corresponde as 3 primeiras semanas sem fumar. Você está mudando seus hábitos de vida, e além disso as descargas dos neurônios e a vontade intensa de fumar são mais freqüentes. Após a terceira semana tudo tende a ficar mais fácil e você já começa a incorporar as novas rotinas no seu dia-a-dia.
6ª) Seja positivo! Nada de ficar chorando de saudade do cigarro, valorize suas conquistas e benefícios alcançados! Perceba a melhora da respiração, observe o melhor controle da sua pressão arterial e a diminuição dos seus batimentos cardíacos por minuto, perceba a melhora do seu paladar e o perfume da sua roupa.
7ª) Peça ajuda. Seus familiares estão torcendo por você e querem te ajudar. Compartilhe o calendário de dias sem fumar com a família e relate suas conquistas, falar sobre o que está sentindo ajuda bastante. Tem algum outro fumante em casa? Peça para que não deixe o cigarro a mostra pela casa, dificilmente alguém irá se negar a ajudá-lo(a).
8ª) Faça uma atividade física: quando você passa a cuidar do seu corpo, você passa a pensar nele, a gostar dele, a valorizá-lo e respeitá-lo. Isso irá motivá-lo a ficar longe do cigarro.

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