08 de Julho – PARAR DE FUMAR III

Por Jocelem Salgado
14ª) Procure se preparar para os efeitos da abstinência. Quando parar de fumar, você ficará mais irritado, terá mais fome e poderá sentir ânsia de vômito pela ausência da nicotina. Vai sentir tanta fome que seu peso aumentará. As dificuldades serão muitas, mas a cada dia, a cada semana, você sentirá mudanças no seu organismo.
15º) Cuidado com as recaídas! Quando perdemos alguém querido, passamos por dificuldades financeiras, problemas no trabalho, rompemos um relacionamento, a resposta automática pode ser o cigarro. Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas!
16ª) Procure iniciar uma vida mais saudável. Tente relaxar, ouvindo música, conversando com as pessoas que você gosta, assistindo seu vídeo preferido, fazendo caminhadas ou, se puder, procurando um massagista ou um acupunturista.
SERVIÇO
Para aqueles que estão dispostos ou pelo menos manifestam intenção de parar de fumar, informo que o site do INCA http://www.inca.gov.br/tabagismo e o telefone do Disque – Saúde do Ministério da Saúde 0800-611997 oferecem dicas e ajuda para os dependentes do tabaco. O Hospital do Câncer em São Paulo oferece também ajuda através do Grupo de Apoio ao Tabagista. Informações podem ser obtidas no site http://www.hcanc.org.br/dmeds/psiq/psic2.html.

Fontes: pneumologista Camille Rodrigues da Silva, preparador físico Nuno Cobra e a profa. Titular em Nutrição Humana Jocelem Salgado

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