10 de Julho – CUIDADO COM OS OLHOS

Dia Mundial da Saúde Ocular: 8 em cada 10 casos da perda de visão poderiam ser evitados

“Algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado”

Mais uma data instituída para alertar a população para os benefícios das práticas preventivas: 10 de julho é Dia Mundial da Saúde Ocular. Entre os esforços mundiais para erradicar as causas de cegueira no planeta, destaca-se o movimento mundial “Visão: 2020: O Direto de Ver”, resultado da parceria entre a OMS e International Agency for Prevention of Blindness.
Oito em cada dez casos de perda de visão poderiam ter sido evitados. A questão é que algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado. Ainda falta informação para grande parte da sociedade, que procura assistência quando é tarde demais. Visitas anuais ao oftalmologista fazem a diferença para os adultos. É através do exame clínico e de testes complementares muitas vezes simples, como a aferição da pressão intraocular, que se verificam eventuais alterações.

Catarata é principal causa de cegueira no Brasil
A catarata, principal causa de cegueira no Brasil, é curável graças aos avanços no campo da microcirurgia. Outras doenças podem ser controladas a partir da detecção precoce e do acompanhamento especializado. São elas: glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.

Saúde dos olhos na infância
Na infância, a atenção não deve ser minimizada. Os cuidados iniciam-se na gestação, pois durante sua formação a criança pode ter a visão afetada por uma série de fatores. A catarata congênita é a principal causa de cegueira infantil. Embora ela possa ter caráter hereditário, muitas vezes está ligada ao contágio por rubéola. Ou seja: basta o devido acompanhamento pré-natal, com a observação das recomendações médicas, para que a mãe proteja a visão de seu filho.

Para que serve o teste do olhinho?
Vale destacar também a importância do teste do olhinho, realizado pelo pediatra logo apos o nascimento. O exame verifica a presença de leucoria – mancha branca no olho – e descarta problemas congênitos. Todo recém-nascido deve realizá-lo.
Outro cuidado relevante, diz respeito às crianças em fase escolar. Todas devem ser submetidas ao exame de acuidade visual. Os defeitos refrativos – miopia, hipermetropia e astigmatismo – também protagonizam a perda visual quando não são corrigidos no momento certo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: