29 de Julho – CUIDADOS ESPECIAIS EM CASA II

Intoxicação

A intoxicação necessita de outros cuidados mais específicos. Os tóxicos são todas as substâncias químicas que, em contato com o organismo ou por ele absorvido, produz algum efeito prejudicial.

Os medicamentos constituem uma das principais causas de intoxicação em qualquer idade, tendo maior destaque em crianças de até 5 anos, mas os produtos de limpeza estão em segundo lugar da lista.

A grande maioria dos casos de intoxicações ocorre dentro de casa. Praticamente todas as dependências do lar podem ter produtos químicos que apresentam algum potencial de risco. Na cozinha os riscos estão no botijão de gás, limpador de forno, detergente e removedor de gordura. No quarto ou banheiro o perigo está nos cosméticos, produtos de higiene, perfumes, loções e medicamentos. Na área de serviço, as crianças podem encontrar querosene, solvente, inseticida, desinfetante e água sanitária.

Para que a casa não se torne um local de extremo risco à saúde das crianças, os pais precisam ficar alertas para seguintes medidas de segurança em casos de intoxicação:

– Utilize o medicamento somente sob orientação do médico. Recuse conselhos de amigos e parentes. Após o uso, feche bem a embalagem e guarde-a num armário trancado a chave. Medicamentos vencidos devem ser despejados no vaso sanitário e o recipiente vazio, jogado no lixo.

– Crianças não devem permanecer no ambiente em que um agrotóxico ou inseticida está sendo usado ou foi recentemente aplicado.

– Tenha cuidado redobrado com produtos muito perigosos, como soda cáustica, desentupidores de pia ou limpadores de forno.

– E principalmente, mantenha qualquer substância nociva longe do alcance das crianças

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: