29 de Julho – CUIDADOS ESPECIAIS EM CASA III

Afogamentos

As crianças – especialmente as mais novas – podem se afogar em apenas 2,5 cm de profundidade. Ou seja, elas correm o risco de se afogar em piscinas infantis, banheiras, baldes, vasos sanitários, entre outros recipientes considerados rasos.

As normas de prevenção de acidentes são bem conhecidas e foram estabelecidas há quase dez anos pela Academia Americana de Pediatria e podem ser realizadas por todos os membros da família. Confira algumas medidas importantes:

– Pais e responsáveis nunca devem deixar a criança sozinha ou aos cuidados de outra criança mais velha, nem por um instante sequer, quando ela estiver na banheira, piscinas, tanques, lagos, etc.

– Evitar atividades simultâneas, como, conversar ao telefone, ler jornal ou cuidar do jardim quando as crianças estiverem em banheiras ou piscinas. O afogamento durante o banho de banheira é rápido e silencioso. Qualquer descuido pode causar um acidente. Ao deixar a criança na banheira para pegar uma toalha: cerca de 10 segundos são suficientes para que a criança dentro da banheira fique submersa. Ao atender ao telefone: apenas 2 minutos são suficientes para que a criança submersa na banheira perca a consciência. Sair para atender a porta da frente: uma criança submersa na banheira ou na piscina entre 4 a 6 minutos pode ficar com danos permanentes no cérebro.

– Recipientes como baldes, bacias e piscinas de plástico devem ser esvaziados após o uso.

– Feche sempre a tampa do vaso sanitário e tranque a porta do banheiro;

– Diferentemente dos adultos, as partes mais pesadas do corpo da criança pequena são a cabeça e os membros superiores. Por isso, elas perdem facilmente o equilíbrio ao se inclinarem para frente e conseqüentemente podem se afogar em baldes ou privadas abertas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: