15 de Agosto – LER É UM BOM REMÉDIO

Médicos e psicólogos receitam livros para tratar doenças físicas e emocionais
Cristina Almeida

Em um evento como a Bienal do Livro, que começa nesta quinta-feira, em São Paulo, muita gente pode se perguntar: existe público para tanto livro? A resposta seria afirmativa se as pessoas parassem para pensar que não somos nós que lemos os livros, mas eles que nos lêem. Se a arte imita a vida, as obras literárias são nosso espelho e, portanto, uma ferramenta para o auto-conhecimento. E isso não tem nada a ver com literatura de auto-ajuda.
Livros têm sido utilizados no tratamento de vários tipos de doenças físicas e emocionais, incluindo dependências, abusos, disfunções e depressão. Embora o termo “biblioterapia” tenha sido cunhado recentemente, suas origens remontam à Antigüidade. Em Tebas, 1200 anos a.C., a inscrição na entrada de uma biblioteca – “O lugar para curar a alma” – sinaliza que os povos antigos já conheciam as propriedades terapêuticas da leitura.
A biblioterapia foi reconhecida nos EUA em 1939, mas somente em 1950 é que passou a ser utilizada como coadjuvante em terapias de grupo. Naquela época, guiadas por um comitê previamente designado pelas autoridades locais, as bibliotecas públicas organizavam encontros para que as pessoas tivessem a oportunidade de discutir suas dificuldades, devidamente guiados por um facilitador.
De acordo com os especialistas, a leitura permite que, através dos personagens e suas histórias, encaremos nossos problemas com maior distância, o que aumenta a possibilidade de compreendermos os sentimentos envolvidos em determinada circunstância dolorosa.
A técnica funciona em três etapas distintas: identificação (momento em que o leitor entra em contato com algum ponto em comum com a sua vida); catarse (ocorrida a identificação, o leitor se libera da tensão emocional); insight (nova perspectiva sobre determinado sentimento que repercute na vida prática, permitindo a mudança necessária).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: