15 de Agosto – NÃO PENSA QUE A CABEÇA AGUENTA

O efeito dos filmes no cérebro

 ©LEON BONAVENTURA/ISTOCKPHOTO
 
Usando técnicas avançadas de neuroimageamento, pesquisadores da Universidade de Nova York encontraram uma forma de medir o impacto de filmes no cérebro dos espectadores. Publicado no Journal for Movies and Mind, o estudo chamou a atenção dos estúdios de cinema dos Estados Unidos.
Foram analisados três filmes. Um deles foi um episódio da série de TV Alfred Hitchcock Presents “Bang! You’re Dead”; exibida nos Estados Unidos na década de 60, em que Hitchcock apresenta uma história de suspense. Outro foi Três homens em conflito (1966), do diretor Sergio Leone, um clássico do gênero faroeste protagonizado por Clint Eastwood. A terceira produção foi o episódio do seriado americano Segura a onda, dirigido por Larry David, mas que não obteve o mesmo sucesso de Senfield, sua criação anterior.
O cérebro dos participantes foi analisado por ressonância magnética funcional combinada com um método chamado correlação inter-sujeito, com o qual é possível comparar as semelhanças no padrão de ativação neural entre os indivíduos – o que, segundo os autores, fornece um índice que reflete o “grau de controle” do filme sobre a mente dos espectadores.
Os resultados confirmaram a genialidade de Hitchcock: seu filme conseguiu ativar cerca de 65% do neocórtex (a camada mais externa do córtex cerebral) em todos os participantes. O faroeste com Clint Eastwood não se saiu mal, mobilizando em torno de 45% do neocórtex dos espectadores. Já o seriado de Larry David parece não ter agradado muito: foi registrado apenas 18% de ativação do neocórtex das pessoas da platéia. Segundo os autores, a técnica pode ser usada para avaliar a recepção de novas produções antes de seu lançamento, e assim melhorar a edição e definir estratégias de marketing.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: