19 de Agosto – MORREU CAYMMI, FICA A HISTÓRIA

Caymmi é enterrado no Rio sob comoção

O corpo do cantor e compositor Dorival Caymmi foi sepultado neste domingo (17) no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. Cerca de 200 pessoas acompanharam o cortejo fúnebre e aplaudiram demoradamente o enterro. Entre elas, o músico e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que disse que ninguém “cantará” a Bahia como Caymmi cantou, “em sua essência”.

 

Caymmi foi enterrado no mesmo mausoléu de Carmem Miranda, cuja voz imortalizou a música “O que que a baiana tem”, uma das mais conhecidas composições dele, assim como “A lenda do Abaeté”, “Promessa de pescador”, “É doce morrer no mar” e Sábado em Copacabana”, entre outras.

O músico baiano também foi aplaudido ao ser levado para o sepultamento, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, por uma multidão de fãs nas imediações da Câmara de Vereadores, onde o corpo foi velado.

 

No local, estiveram presentes várias personalidades, entre elas os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e da Bahia, Jacques Vagner, que decretaram luto oficial de três dias em seus estados.

Cabral definiu Caymmi como um dos maiores compositores do mundo, lembrando o seu amor pelo Rio. “Caymmi optou pelo Rio muito cedo e é uma perda irreparável para a cidade. Eu me lembro de todas as canções dele. Ele colocou a arte à disposição da democracia, era uma figura extraordinária”.

Para Wagner, o músico “exportou” o jeito de ser do povo da Bahia. “É Caymmi na música e Jorge Amado nas letras. Não há quem não conheça pelo menos dez músicas de Caymmi. Numa época em que existia o preconceito, ele louvou Iemanjá. Sem dúvida, um orgulho para a Bahia”, afirmou, emocionado.

Caymmi morreu na manhã de sábado de falência múltipla dos órgãos, em sua casa, em Copacabana, zona sul do Rio. Ele fez tratamento de câncer na bexiga durante 11 anos.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: