26 de Agosto – PARA QUE SERVE O MINISTÉRIO PÚBLICO I

Mais da metade dos BRASILEIROS não sabe o que o MP faz

93% da população já ouviu falar do Ministério Público, mas apenas 55% sabe qual é a sua função. Procurador-geral reconhece que é preciso aproximação com a comunidade
Após a Constituição de 1988, o Ministério Público (MP) ganhou mais autonomia e assumiu um papel de protagonista na defesa do intesse público – principalmente quando se trata de ações judiciais contra políticos ou órgãos públicos. Com a exposição na mídia, o MP – que pode ser definido como o “advogado” de defesa da sociedade – ficou famoso. Mas a fama não significa que ele, de fato, seja conhecido. Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo mostra que 93% dos curitibanos já ouviram falar do MP. Mas, dentre quem sabe que o Ministério Público existe, mais da metade (55%) não sabe qual é a função do órgão. E a grande maioria (88%) nunca utilizou seus serviços. A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 15 deste mês, com 455 moradores de Curitiba.
O procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior, o chefe do Ministério Público estadual, reconhece que existe uma distância entre o MP e os cidadãos. E, segundo ele, isso ocorre por uma culpa mútua.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: