26 de Agosto – PARA QUE SERVE O MINISTÉRIO PÚLICO III

Aproximação

Apesar da falta de interesse da população em se informar sobre o MP, Olympio admite que o órgão também precisa estreitar os laços com a sociedade. “Reconhecemos que o MP tem de se aproximar da população para ser reconhecido como defensor do povo”, afirma Olympio. Uma campanha para que isso ocorra inclusive foi lançada na última sexta-feira, para estimular a população a ajudar a instituição a combater a corrupção.
De acordo com Olympio, o MP também está está iniciando um trabalho, na capital e nas grandes cidades, de revitalização das promotorias, para aproximá-las das comunidades. “Em Curitiba, por exemplo, temos oito promotorias regionais, que uma vez por semana se reúnem e atendem à população. Queremos expandir isso e começar com audiências públicas nos bairros pelo menos uma vez por mês.”
Outra medida de expansão do MP no Paraná refere-se ao deslocamento de promotorias para as regiões com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano), como o Vale do Ribeira. “Temos promotores em todos os 399 municípios do estado. Mas, nessas regiões mais carentes, a dificuldade de acesso e o conhecimento dos serviços do MP é mínimo ou nenhum”, afirma o procurador-geral de Justiça paranaense.
Interior participativo
Segundo Olympio, por incrível que pareça, excetuando-se as cidades com baixo IDH, a população do interior tem muito mais identificação (e sabe como recorrer aos promotores de Justiça) do que os moradores da capital. Os habitantes das cidades pequenas, até pelo tamanho, costumam conhecer pessoalmente quem é o promotor da cidade. A figura do representante do MP também está presente na vida dos cidadãos, principalmente daqueles mais pobres, sem dinheiro para pagar um advogado. “No interior, o MP é a última esperança de Justiça.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: