09 de Setembro – DROGAS SINTÉTICAS

Consumo de drogas sintéticas supera o de cocaína e heroína, diz ONU

 

O UNODC (Escritório da ONU sobre Drogas e Crime) advertiu nesta terça-feira sobre o perigo de encarar os entorpecentes sintéticos como inofensivos. Ao apresentar o estudo de 2008 sobre os estimulantes do grupo anfetamínico a entidade disse que seu consumo já supera o da cocaína e heroína juntas.

O documento indica que o número de pessoas que consumiram este tipo de estimulantes, como o ecstasy, pelo menos uma vez durante os últimos 12 meses supera o número dos que usaram cocaína e heroína. No total, a produção anual deste tipo de substâncias é de 500 toneladas, e gera um negócio de US$ 65 bilhões.

 

O relatório destaca que embora o consumo tenha se estabilizado nos países desenvolvidos, a situação piorou no Sudeste Asiático e Oriente Médio.

Em Bancoc, onde apresentou o estudo, o diretor da UNODC, o italiano Antonio Maria Costa, alertou para o perigo de estas drogas serem vistas como inofensivas.

 

O diretor da UNODC afirmou que o consumo dos estimulantes do grupo anfetamínico é responsável por “paranóias, problemas renais e hemorragias internas”.

O estudo da ONU indica que os países latino-americanos, que tradicionalmente centraram a luta antidroga no controle da cocaína, “não perceberam como uma grande ameaça a produção, consumo e tráfico destes estimulantes”.

Para lutar contra a expansão desta droga, a ONU lançou o programa “Smart”, com o objetivo de melhorar a atual falta de informação sobre estes estimulantes e aumentar a capacidade dos governos de reunir e dividir informação sobre o grupo anfetamínico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: