09 de Setembro – REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

Cirurgia de redução de estômago exige preparo, alerta nutricionista

 

São Paulo – Preparo e uma boa avaliação pré-operatória são essenciais para o sucesso da cirurgia de redução de estômago. O alerta é da nutricionista Luciana Coppini, do Ganep Nutrição Humana, que explica que é importante estar atento ao preparo psicológico para evitar uma piora após a cirurgia, como uma compulsão.

Existem variadas técnicas para realizar a cirurgia de redução do estômago, conhecida como bariátrica. As mais utilizadas são as restritivas e as disabsortivas. Na primeira, o estômago é diminuído de tamanho, o que reduz sua capacidade gástrica e, assim, leva a uma sensação de saciedade com menor ingestão de comida. A segunda, disabsortiva, diminui a capacidade de absorção do alimento.

 

O procedimento é indicado para pessoas consideradas obesas, ou seja, que possuem Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 40. Também pode ser orientado para a cirurgia o paciente com sintomas associados à obesidade, como diabetes, hipertensão, apnéia do sono e dislipidemia. Nesses casos, a cirurgia bariátrica é uma etapa de um longo tratamento, avalia a entidade.

As primeiras orientações e modificações no estilo de vida do paciente devem começar antes da cirurgia, para que ele possa se preparar e se habituar à nova rotina que será imposta com a redução. Após o procedimento, os hábitos alimentares precisam ser redesenhados, já que, como o volume do estômago é drasticamente reduzido, o corpo precisa se adaptar ao novo tamanho.

Nos primeiros dias que seguem a operação, a dieta é bem restritiva, baseando-se em chá, sucos coados e sopas feitas apenas da água em que foram cozidos os alimentos, segundo a assessoria de imprensa do Ganep. A dieta vai aos poucos incorporando alimentos sólidos.

 

Entre as complicações cirúrgicas do procedimento estão fístulas, feridas operatórias que demoram a cicatrizar e anemia crônica. Por esses motivos, a nutricionista chama atenção para a importância de haver trabalho conjunto de diversos profissionais antes e depois da cirurgia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: