12 de Setembro – MUITO IMPORTANTE. AIDS MATA!

Campanha levará teste de HIV a mais de 400 locais do PARANÁ 
 
De 13 de setembro a 15 de outubro, testes convencionais e rápidos anti-HIV estarão disponíveis, gratuitamente, em mais de 400 unidades de saúde do Paraná. A ação faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual da Saúde para uma mobilização que leve as pessoas a saberem se são portadoras ou não do HIV.
De acordo com o Ministério, somente 30% das pessoas em idade sexualmente ativas (15 a 49 anos) já realizaram exame de aids. Para fazer o teste, basta verificar no site da Secretaria www.saude.pr.gov.br . A partir do dia 10 de setembro, a unidade de saúde mais próxima onde o teste estará disponível.
A ação faz parte da campanha Fique Sabendo, do Ministério da Saúde, e tem como principal objetivo diminuir o número de pessoas que desconhecem sua condição sorológica para que o portador tenha um diagnóstico precoce.

Atualmente, estima-se que 620 mil pessoas sejam soropositivas no Brasil. No Paraná, há uma estimativa de que existam em torno de 20 mil infectados. “O vírus pode ficar até 10 anos no organismo sem manifestar qualquer sintoma, levando muitas pessoas a descobrirem a doença apenas em fase terminal”, explica Francisco Carlos dos Santos, chefe da divisão de controle de DST/AIDS da Sesa.
O diagnóstico precoce só oferece vantagens ao portador, em especial durante a gravidez, estar ciente da doença faz uma grande diferença. “Mães soropositivas aumentam suas chances de terem filhos sem o HIV se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, o parto e o puerpério”, ressalta Francisco.
Mais de 98% dos municípios do Estado já aderiram à mobilização. Desses, 30% disponibilizarão os testes rápidos, que levam apenas 40 minutos para ficar pronto e serão realizados através de punção digital. Os demais municípios realizarão testes convencionais, apresentando o resultado em sete dias. Não há necessidade de apresentar documento de identidade para a testagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: