20 de Setembro – CUIDANDO DA GRAVIDEZ

Cosméticos na gravidez: Saiba o que usar e evitar 

por Sonia Corazza

 

O melhor tripé para a saúde da gestante é formado por uma alimentação adequada, somada aos exercícios físicos pertinentes e uma rotina de cuidados de higiene e proteção específicos para a gestação.

Para começar, qualquer produto cosmético indicado para gestantes deve apresentar uma formulação que contemple a segurança da futura mamãe. Assim eu indico produtos com pouca fragrância, sempre hipoalergênica, sem corantes, com ausência total de derivados petroquímicos, como óleo mineral, vaselina, isoparafinas e outros.

 

Cosméticos essenciais

Um bom produto para evitar as estrias não deve faltar. O ideal é optar por uma fórmula contendo óleos 100% vegetais, como semente de uva, amêndoas, oliva e germe de trigo, que são excelentes emolientes e vão colaborar para manter o manto hidrolipídico da pele intacto, além de manter a maciez natural. Porém, é fundamental avisar que nenhum produto do mundo pode assegurar total inexistência de estrias, já que essas estão relacionadas não somente a um aumento do volume corporal, mas também ao quadro de alteração hormonal.

 

Sabonetes líquidos e shampoos para o uso cotidiano devem ser suaves, de preferência formulados para o período da gestação.

O protetor solar com alto FPS é de uso obrigatório, pois ajuda na prevenção do cloasma gravídico – mancha de pele no rosto típica na gravidez.

 

Não use de jeito nenhum!

Tintura permanente, alisantes e relaxantes capilares devem ser banidos da rotina cosmética da gestante, pois causam muita irritação neste período. Para colorir os cabelos o ideal são mesmo os tonalizadores com fitopigmentos naturais, que agem por deposição cumulativa, doando um brilho colorido ao fio de cabelo.

Em relação aos cosméticos em geral, o uso é vetado em caso de alergia comprovada a algum dos ingredientes do produto. Mas falando de irritação, como a gestação é um período de transformações intensas, o ideal é que a mulher faça uma prova de toque, aplicando um pouco do produto na dobra interna do cotovelo, entre braço e antebraço, aguardando 24 horas para observar a presença de algum tipo de manifestação de desconforto. Aí a segurança estará comprovada

 

Antes, durante e depois

É preciso um cuidado constante com a pele da gestante, pois é uma questão de saúde, já que a pele é o maior órgão do nosso corpo e o primeiro responsável pela proteção dos órgãos internos. Uma boa alimentação, agregada de exercícios físicos rotineiros e cuidados cosméticos devem fazer parte da vida de qualquer pessoa, homens ou mulheres, a vida toda.

Durante a gravidez a mulher passa a se olhar mais como um ser da natureza, com uma missão maravilhosa, que é a perpetuação da espécie e isso dá uma conotação da importância do cuidado pessoal mais evidente. Acho excelente essa visão feminina!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: