27 de Setembro – CUIDANDO DA SUA DIETA

13 maus hábitos que ‘azaram’ a sua dieta

 

Proteja-se deles e emagreça muito mais rápido, sem passar fome nem raiva 

 

Não leve à mesa travessas e recipientes com os alimentos, isso ajuda a não ficar ‘beliscando’ a comida.

Não fique sem comer, reduzir demais o cardápio força o organismo a conservar energia, em vez de gastá-la

Toda semana é a mesma história. Você jura que vai mudar de vida e aderir a hábitos mais saudáveis, como começar uma dieta e voltar a fazer academia. Você faz tudo certinho nos primeiros dias, mas depois bate aquela famigerada preguiça, e seus propósitos caem por terra. mas nem tudo está perdido! Isso acontece com todo mundo, incluam-se aí modelos, atrizes e outras beldades. Encontrar uma heroína que se mantenha contantemente firme e motivada na mudança de hábito é fato raro.

 

O princípio da dieta é promover uma reeducação alimentar e incorporar hábitos saudáveis ao dia-a-dia, explica a nutricionista do site especializado Minha Vida, Roberta Stella. Você acaba se auto-boicotando quando começa um regime pensando apenas em perder peso de forma rápida. Também não é indicado, segundo especialistas, aderir a dietas altamente restritivas. Quanto mais privações você passar menos tempo irá persistir na dieta ou dificilmente consiguirá incorporar novos hábitos alimentares.

 

De acordo com Roberta, o raciocínio equivocado é o gatilho para uma sucessão de erros, que colocam todo o esforço a perder. Por isso a informação é a melhor arma para evitar qualquer tipo de erro. Confira a seguir as principais orientações elaboradas pelo Minha Vida sobre uma alimentação equilibrada para você detonar os indesejáveis quilos a mais.

 

1. Não fique sem comer – Fazer isso é tão condenável quanto abocanhar uma bandeja de brigadeiros, segundo o código das dietas emagrecedoras saudáveis. Reduzir demais o cardápio força o organismo a conservar energia, em vez de gastá-la. O resultado disso é que o metabolismo fica lento. É fundamental não pular nenhuma refeição e alimentar-se em um intervalo de no máximo três horas. O segredo para fazer isso sem ganhar nenhum quilinho? A moderação, claro. Fracionando a alimentação em pequenas porções ao longo do dia, você evita compensar a fome de leão de uma tarde inteira em jejum na hora do jantar (encontre aqui dicas e receitas de lanchinhos leves e saudáveis).

2. Se alimentar de grandes expectativas – É importante traçar uma meta de quilos que você deseja derreter. Mas ela precisa ser realista para poder ser alcançada. Do contrário, vem a frustração e um adeus ao programa alimentar por mais eficiente que ele tenha se mostrado. Afinal, o que são dez quilos perdidos se você pôs na cabeça que precisa diminuir 30?

3. Não beber líquidos – Mais um ponto negativo. A hidratação do corpo literalmente lava as células e leva embora as toxinas que o organismo produz. Abuse daquele refrescante copo d água, da água-de-coco(veja aqui todos os benefícios dessa deliciosa bebida), dos sucos naturais (sem açúcar) e dos chás. Com um porém: nada de usar a água para enganar a fome. Ela pode até estufar seu estômago, mas a sensação dura pouco e você pode acabar esparramada no meio de um monte de guloseimas. O ideal é comer uma fruta nos intervalos das refeições, por exemplo.

4. Engolir a comida – Evite comer com pressa e mastigue lentamente os alimentos. O estômago demora quinze minutos para enviar uma mensagem ao nosso cérebro de que estamos satisfeitos , ensina a nutricionista da Setha. Ou seja, comendo rápido demais, seu organismo não tem tempo de avisar ao cérebro que você já está satisfeita.

5. Perder a medida do prato – Não leve à mesa travessas e recipientes com os alimentos. Assim você evita ficar beliscando e perdendo a noção da quantidade de comida. Conte as porções de cada alimento e monte seu prato com elas.

6. Cortar o prazer das refeições – Toda dieta drástica é mais difícil de ser seguida. Não precisa ficar em abstinência de doces e massas, por exemplo. Se não estiver resistindo, coma um pedaço pequeno da sobremesa ou uma porção menor da lasanha. E, quando tiver mais opções, opte pela alternativa menos calórica.

7. Concentrar todos os esforços na dieta – Não adianta nada fechar a boca e ficar todos os dias deitada, esperando os pneuzinhos se auto-destruirem. A conta é simples: se você consumir mais do que queima em calorias, não vai perder massa gorda. Sem contar que uma boa ginástica é um ótimo estímulo para o seu metabolismo acelerar. Portanto, mexa-se!

8. Comer no meio do tumulto – Prefira um lugar calmo e tranqüilo para se alimentar e prestar atenção nas garfadas. Na frente da televisão, por exemplo, é bem provável que você coma por impulso, sem nem perceber que já tinha alcançado a saciedade. Resumindo: calorias a mais, à toa!

9. Dispensar as fibras – Elas são poderosíssimas, fazem seu intestino funcionar corretamente e ainda ajudam na regulagem de açúcar no sangue. São encontradas nas frutas, verduras e grãos integrais. Comece a refeição sempre pela salada, que antecipa a saciedade.

 

10. Achar que os rótulos são enfeites de embalagem – A tabela nutricional contida no rótulo de cada produto é uma amigona da sua dieta. Observe o valor calórico, a quantidade de açúcar e os teores de gordura indicados e leve para casa o que apresenta os menores níveis. Também escolha as embalagens menores, principalmente as de guloseimas. Tamanho família não combina com a redução de calorias.

11. Achar que é moda perder peso – Primeiro, a boa notícia: sim, existe a dieta ideal. Agora, outra boa notícia: ela é uma só e inclui praticamente todos os alimentos. Ficou surpresa? Mas é isso mesmo: seu organismo só vai responder com a perda de peso se notar que todos os nutrientes indispensáveis estão sendo consumidos. Proteínas, carboidratos, frutas e verduras, nada deve ser cortado. Tomar só sopa por um mês inteiro? Bem, talvez você consiga perder mais líquido do que gordura e terá a falsa impressão de que perdeu peso. Programas drásticos não promovem a reeducação alimentar. Com isso, o pouco que foi perdido volta em dobro e, numa próxima tentativa, você vai precisar de esforço dobrado para secar qualquer grama.

12. Ir ao fogão ignorando a dieta – Ao preparar a comida, prefira sempre os ingredientes menos calóricos e saudáveis. Faça substituições inteligentes no cardápio. Troque o leite comum pelo desnatado; o creme de leite normal pelo light; reduza a quantidade de óleo na preparação dos pratos e dê preferência para pratos que passarão por cozimento às frituras (alguns alimentos são amigões da sua dieta, mas é preciso consumi-los com moderação).

13. Virar imã da balança – Todo o dia você corre para a danada, louca para saber quanto da silhueta já foi afinada? Em alguns casos, esse simples hábito pode ser um balde de água fria, que emagrece a vontade de qualquer um! (Com informações do site Minha Vida – Dieta, Alimentação e Bem-estar)

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