03 de Outubro – ESTE É BRASILEIRO

Um novo ritual do café brasileiro

 

Por ser um hábito passado pelas gerações, o café coado é o tipo de preparo mais comum no país. Com simples mudanças na forma de fazer, ele fica ainda mais saboroso. Sugerimos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a apreciar diariamente uma bebida deliciosa

 

TEXTO Mariana Proença IMAGEM Rogério Voltan PRODUÇÃO Nora Knapp ASSISTENTE FOTO Rafael Eisinger

 

 

O café torrado e moído é mais suscetível a perder a qualidade quando retirado da embalagem, ou ainda dentro dela, se esta não tiver proteção suficiente para evitar o contato com ar, luz e umidade. Portanto, é necessário que, após o preparo, o café seja mantido na embalagem original, colocado em recipiente vedado e na geladeira (alguns especialistas indicam manter em temperatura ambiente). Esses cuidados evitam que o pó de café perca as características rapidamente, como aroma e sabor, e receba odores de outros alimentos.

 

SOFISTICAÇÃO À MESA

Agora que pequenos detalhes do preparo foram mudados, pode- se também incrementar o modo de fazer com alguns acessórios. O principal deles, e que irá diferenciar este momento até com um aroma a mais, é o moedor. É comum comprarmos o café já moído, mas pode-se moê-lo na hora, o que o torna ainda mais fresco. Este acessório é vendido em lojas especializadas em utensílios domésticos e uma das vantagens é que pode ser regulado para outros tipos de preparo, como cafeteira italiana, french press (prensa francesa) e até espresso.

 

Outros objetos que sofisticam a bebida são as xícaras de porcelana diferenciadas (ver página 90), as colheres e alguns mimos, como petit fours ou pedacinhos de bolo para acompanhar. O açúcar e o adoçante devem ser evitados, pois o café de qualidade tem uma doçura natural. Caso isso seja impossível para você, use cubos de açúcar, que podem também servir para decorar a borda do pires. O leite vaporizado ou quente também pode ser colocado em pequenas cremeiras ou garrafas decorativas. É comum encontrar recipientes com bonitos designs e cores e ainda igualmente úteis.

 

Incremente e diversifique os momentos mais simples. No preparo do café coado os mínimos detalhes são importantes para tornar a bebida ainda mais saborosa e digna de figurar como protagonista do café-da-manhã, do pós-almoço ou lanche da tarde.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: