08 Fev – ESCAPAMENTO ABERTO? ESTÁ ERRADO

Qual é a tua reação quando você está passando por alguma rua da tua cidade e de repente passa uma mot0 com o escapamento aberto ( Barulho causado pela retirada do miolo do silencioso ou furo no cano de descarga) do seu lado?

Voce sabia:

Uma prática que vem se tornando comum entre motociclistas é mais um motivo de irritação geral e complica a convivência entre motos, automóveis e pedestres, que já não é das mais saudáveis. Trata-se de uma adulteração no escapamento das motocicletas, em alguns casos, retirando-se o miolo do silencioso (peça que reduz o ruído do motor); em outros, furando-se o escapamento. O objetivo alegado é aumentar o barulho, para que a presença da moto seja percebida mais facilmente, mas o resultado é o incômodo causado a motoristas, pedestres e até outros motociclistas, que condenam o ato. A adulteração é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB. A infração está prevista no artigo 230 do CTB, que proíbe o ato de: “Conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”. A multa é grave, de R$ 127,69, mais perda de cinco pontos na carteira. Além disso, o código prevê que o veículo deve ser retido para regularização. Nesse caso, porém, como o procedimento não pode ser realizado na hora, a medida é reter o documento e liberar a moto para o reparo. Para o proprietário da moto voltar para casa sem o risco de novo transtorno, a Polícia Militar explica que o canhoto da multa vale como recibo, que justifica, somente no mesmo dia, a circulação com o veículo, sem documento. Depois de consertada, o proprietário deve comprovar o reparo e retirar o documento no Detran.

Isto incomoda e muito. Vamos tomar as devidas providências?

Uma resposta to “08 Fev – ESCAPAMENTO ABERTO? ESTÁ ERRADO”

  1. André Barros Says:

    cara, vai arrumar oq fazer meu amigo. se o proprietário da motocicleta gosta do escape aberto o problema é dele. Ao invés de adotar medidas contra, que tal vc fazer uma campanha para respeitarem os motociclistas? ou para retirar as latas velhas que transitam pela rua. isso sim causa problema. Ou a fumaça que é emitida pelo carros. ou ainda, para não usarem os carros sem necessidade, pois além de consumir muito mais combustível causa enorme transtorno na vida de todos, já que gera engarrafamento, ai aqueles que dependem de onibus chegaram atrasados e perdem horas nas própria vida.

    abs. tem coisa muito mais importante pra se preocupar do que oescapamento da moto . abs

Deixe um comentário